Administração de contêineres com Docker

On-line

Um dos fatores mais impactantes no gerenciamento do Clico de Vida das Aplicações é a manutenção dos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção, pois aplicações necessitam dos recursos adequados para a sua execução e os usuários têm suas expectativa sobre qualidade e performance.
As particularidades e complexidades de cada aplicação geram riscos de incidentes que podem acarretar em indisponibilidade, capacidade inadequada e perda de produtividade.
Para mitigar esses riscos é essencial o uso de ferramentas que permitam: produtividade, escalabilidade e repetibilidade.
O uso de contêineres para compartilhar os recursos de hardware é uma alternativa prática e producente. O conceito baseia-se na ideia de ao invés de implementar-se uma máquina virtual (VM) com um SO completo, entrega-se apenas um ambiente virtual (VE), onde os recursos podem ser reutilizados entre diversos contêineres, ou seja, há uma enorme economia de recursos. Isso permite, por exemplo, a execução de um servidor HTTP usando poucos Megabytes de memória.
Também simplifica a disponibilização de ambientes para testes de aplicações e garante repetibilidade e reprodutibilidade nos processos. Se os ambientes são similares, há maior confiabilidade no processo de entrega da aplicação, pois teremos uma garantia maior de que seu comportamento em produção será o mesmo observado nas fases de desenvolvimento e homologação.
Além disso gerar um facilitador para entrega contínua.

Em nosso treinamento estaremos abordando o já famoso Docker como ferramenta para administração de contêineres.
Uma aplicação pode ser transformada em uma imagem Docker e depois disso instanciada como contêiner no ambiente desejado, ou seja, o ambiente utilizado no desenvolvimento pode ser idêntico ao que está em produção.
Essa imagem também pode ser parametrizada para se comportar de forma diferente baseando-se em onde ocorre a sua entrega, assim uma aplicação pode, por exemplo, conectar-se a uma base de dados de teste durante o desenvolvimento e posteriormente acessar a base de dados de produção quando ela entrar em operação.

Dentre os benefícios que podem justificar a adoção do Docker na gestão de aplicações de uma empresa podemos ressaltar: ganho de produtividade, redução de riscos com incidentes em implantações e maior rapidez nas mudanças. Como consequência: ganho de tempo.

Para um profissional de TI, isso permitirá trabalhar em um ambiente mais dinâmico e de fácil acesso que irá gerar resultados mais eficientes e eficazes na entrega de seus serviços.

Para quem destina-se esse treinamento:
Empresas que querem gerenciar adotar o uso de contêineres para entrega deu suas aplicações;
Profissionais que querem agregar esse conhecimento para atender as necessidades de sua organização ou mesmo agregar diferencial em seus currículos.

Pré-requisitos:
Conhecimentos gerais do Sistema Operacional Linux e das distribuições CentOS, Debian e Ubuntu, tais como, instalação, particionamento e gerenciamento de processos e serviços;
Familiaridade com editores de texto em linha de comando;
Conhecimentos de configuração de redes;

Principais tópicos abordados:
Introdução e conceitos;
Instalação do Docker;
Uso de contêineres pré existentes;
Criação de contêineres customizados;
Administração dos contêineres.

Carga Horária: 16 horas

 

Metodologia

O curso de Administração de contêineres com Docker é ministrado em salas de videoconferência, com transmissão ao vivo pela Internet. A  interação entre Instrutor e alunos é simultânea, ou seja, sem atrasos no envio e recepção ou longas esperas por uma resposta.  

Em nosso curso de Administração de contêineres com Docker, a apresentação é em tempo real e todos os arquivos, sites, páginas da Internet, ou qualquer aplicativo que esteja rodando no computador, assim como a tela do instrutor, serão compartilhados com os alunos para um acompanhamento preciso.

O curso de Administração de contêineres com Docker é realizado através de nossa metodologia inovadora, dinâmica e eficaz que permite uma experiência prática e real para o aluno, da mesma forma que ele teria em um curso presencial.

A transmissão e recepção de voz, vídeo, textos, imagens, compartilhamento de tela e acesso remoto às máquinas virtuais no curso de Administração de contêineres com Docker será simultânea e permitirá a interação de todos os alunos com o instrutor.

A E-COGNI possui uma metodologia ativa e inovadora no processo de ensino e aprendizagem, que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno, com o objetivo de torná-lo um profissional altamente capacitado. Os nossos cursos ON-LINE/AO-VIVO são organizados em módulos e podem ser customizados facilmente para atender as necessidades específicas de cada aluno.

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas e solicite maiores informações sobre nosso curso de Administração de contêineres com Docker.

Informações do Curso

  • Aulas 0
  • Questionários 0
  • Duração 16 horas
  • Idioma Português
  • Certificado Sim
Curriculum is empty.
On-line