Computação em nuvem com OpenStack

On-line

A computação em nuvem é um fenômeno que veio mudar o paradigma computacional e tornar obsoletos os modelos conservadores de gestão de serviços de TI. O adequado dos seus recursos e funcionalidades tem o potencial de tornar as organizações de TI mais ágeis do que jamais foi visto.
As justificativas para o uso desse novo modelo computacional são várias: auxiliar na redução de custos com TI, melhorar o aproveitamento dos componentes de hardware, obter um gerenciamento mais centralizado dos ativos de serviço e menos dependente de fornecedores, promover com eficiência o desenvolvimento contínuo das aplicações e até mesmo criar uma menor curva de aprendizado em certas atividades operacionais e com isso acelerar a obtenção das capacidades necessárias para que a equipe de TI possa gerir os seus serviços.
Obviamente também existem desafios: garantir a segurança dos dados; implementar a governança; definir o ambiente de nuvem adequado para a organização; administrar aplicações de missão crítica nesses ambientes; minimizar os riscos de capacidade e disponibilidade, etc. Mas o constante crescimento dos serviços em nuvem demonstra que é possível superar esses desafios.

Empresas podem optar por migar boa parte de seu portfólio de serviços de TI para nuvens públicas ou criar sua própria nuvem privada ou ainda manter uma alternativa híbrida entre as duas alternativas.

Em virtude da crescente demanda por serviços em nuvem, também é essencial para os profissionais de TI estarem ambientados a esse paradigma, pois além de permitir ao profissional implantar esses serviços em sua organização de maneira organizada e com risco controlado, também agregará várias oportunidades ao seu currículo.

Em nosso treinamento estaremos abordando uma das principais tecnologias associadas à computação em nuvem: o OpenStack. Ele é um software capaz de gerenciar os vários componentes encontrados em infraestruturas virtualizadas, exercendo uma função similar à que o sistema operacional realiza em computadores, porém numa escala muito maior, por isso também é chamado de Sistema Operacional de Nuvem.

Para quem destina-se esse treinamento:
Empresas que querem aproveitar as vantagens de uma cloud privada ou híbrida;
Empresas que pretendem oferecer serviços de cloud a seus clientes;
Profissionais que querem agregar esse conhecimento para atender as necessidades de sua organização ou mesmo agregar diferencial em seus currículos.

Pré-requisitos:
Conhecimentos gerais do Sistema Operacional Linux e das distribuições CentOS, Debian e Ubuntu, tais como, instalação, particionamento e gerenciamento de processos e serviços;
Familiaridade com editores de texto em linha de comando;
Conhecimentos de configuração de redes;
Conhecimentos básicos em Shell Script e lógica de programação;
Conhecimentos de configuração de serviços como Apache, Bind, Squid, etc.

Principais tópicos abordados:
Cenários de configuração;
Instalação dos componentes do OpenStack em VMs diferentes;
Gerenciamento de identidades;
Redes virtuais;
Administração dos virtualizadores;
Gerenciamento do armazenamento;
Integração com ferramentas de deploy automatizado.

Carga Horária Sugerida: 32 horas

Metodologia

O curso de Computação em nuvem com OpenStack é ministrado em salas de videoconferência, com transmissão ao vivo pela Internet. A  interação entre Instrutor e alunos é simultânea, ou seja, sem atrasos no envio e recepção ou longas esperas por uma resposta.  

Em nosso curso de Computação em nuvem com OpenStack, a apresentação é em tempo real e todos os arquivos, sites, páginas da Internet, ou qualquer aplicativo que esteja rodando no computador, assim como a tela do instrutor, serão compartilhados com os alunos para um acompanhamento preciso.

O curso de Computação em nuvem com OpenStack é realizado através de nossa metodologia inovadora, dinâmica e eficaz que permite uma experiência prática e real para o aluno, da mesma forma que ele teria em um curso presencial.

A transmissão e recepção de voz, vídeo, textos, imagens, compartilhamento de tela e acesso remoto às máquinas virtuais no curso de Computação em nuvem com OpenStack será simultânea e permitirá a interação de todos os alunos com o instrutor.

A E-COGNI possui uma metodologia ativa e inovadora no processo de ensino e aprendizagem, que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno, com o objetivo de torná-lo um profissional altamente capacitado. Os nossos cursos ON-LINE/AO-VIVO são organizados em módulos e podem ser customizados facilmente para atender as necessidades específicas de cada aluno.

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas e solicite maiores informações sobre nosso curso de Computação em nuvem com OpenStack.

Informações do Curso

  • Aulas 0
  • Questionários 0
  • Duração 32 horas
  • Idioma Português
  • Certificado Sim
Curriculum is empty.
On-line