Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant

On-line

Atualizações de sistemas operacionais, implantações de novos serviços e alterações em aplicações sempre causam preocupações, pois mudanças mal geridas geram riscos. Uma parte delicada no processo de Gerenciamento de Mudanças está na na forma com que as fases de testes e homologação são coordenadas. Nem sempre é possível reproduzir o ambiente de produção em um cenário de testes ou por vezes isso é feito parcialmente. Casos assim causam situações adversas, como funcionar perfeitamente em um ambiente e apresentar erros em outro.
A virtualização pode ser uma grande aliada nestes momentos, pois podemos criar cenários repetíveis, de fácil deploy e muito similares aos encontrados no ambiente de produção.
No entanto, por vezes há uma certa dificuldade, ou mesmo falta de tempo, para a criação dos cenários de teste e homologação. Felizmente hoje existem ferramentas que podem simplificar o processo de criação de máquinas virtuais e automatizar o processo de entrega desses hosts para ambientes internos ou até mesmo em nuvens públicas.

No curso de Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant estaremos abordando o uso do Vagrant para gerenciar e automatizar o processo de entrega de máquinas virtuais para ambientes de teste, homologação e treinamento.
Com o Vagrant é possível criar suas próprias imagens de máquinas virtuais para vários sistemas, tais como VMWare, KVM, Amazon AWS, Xenserver, etc. Também é possível automatizarmos o processo de deploy dessas máquinas virtuais através de arquivos de configuração (chamados de Vagrantfiles) e assim, além de tornar o processo repetível e reprodutível, também obteremos simplicidade no gerenciamento e economia de tempo.

O uso do Vagrant na TI das empresas auxiliará na garantia de entregas de aplicações e serviços mais confiáveis e com menor risco de incidentes. Também auxiliará o desenvolvimento de software reduzindo o tempo nas fases de teste e homologação, gerando assim aumento na produtividade da equipe. Para a Gestão de Mudanças o impacto será altamente positivo, pois será possível testar as atualizações de serviços já existentes, novas implantações de serviços ou mudanças na configuração serviços, antes delas serem implementadas e isso em um ambiente similar ao encontrado na produção.

Para os profissionais de DevOps, esse conhecimento também será muito útil para alavancar a criação de um ambiente mais estável, dinâmico e gerenciável. Deixando assim mais tempo livre para o profissional se dedicar a melhorias e outras atividades que permitirão à TI entregar o valor esperado pelos negócios.

Para quem destina-se esse treinamento:
Empresas que necessitam de ambientes de teste e homologação;
Profissionais de operações que têm como meta implantar ambientes de homologação de serviços e/ou aplicações;
Profissionais de desenvolvimento que querem montar seus próprios cenários de desenvolvimento de forma rápida e simples.

Pré-requisitos:
Conhecimentos gerais do Sistema Operacional Linux e das distribuições CentOS, Debian e Ubuntu, tais como, instalação, particionamento e gerenciamento de processos e serviços;
Familiaridade com editores de texto em linha de comando;
Conhecimentos de configuração de redes;
Conhecimentos básicos em Shell Script e lógica de programação;

Principais tópicos abordados:
Introdução, principais aspectos e casos de uso;
Preparação do ambiente e pré-requisitos de sistema;
Instalação do Vagrant;
Plugins;
Importação de uma box pronta;
Criação de uma box desde o início;
Exportação da box para o GitHub;
Boxes adicionais;
Provisionamento automatizado das VMs;
Importação de múltiplas VMs e provisionamento automatizado e customizado de cada uma delas.

Carga Horária Sugerida: 16 horas

Metodologia

O curso de Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant é ministrado em salas de videoconferência, com transmissão ao vivo pela Internet. A  interação entre Instrutor e alunos é simultânea, ou seja, sem atrasos no envio e recepção ou longas esperas por uma resposta.  

Em nosso curso de Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant, a apresentação é em tempo real e todos os arquivos, sites, páginas da Internet, ou qualquer aplicativo que esteja rodando no computador, assim como a tela do instrutor, serão compartilhados com os alunos para um acompanhamento preciso.

O curso de Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant é realizado através de nossa metodologia inovadora, dinâmica e eficaz que permite uma experiência prática e real para o aluno, da mesma forma que ele teria em um curso presencial.

A transmissão e recepção de voz, vídeo, textos, imagens, compartilhamento de tela e acesso remoto às máquinas virtuais no curso de Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant será simultânea e permitirá a interação de todos os alunos com o instrutor.

A E-COGNI possui uma metodologia ativa e inovadora no processo de ensino e aprendizagem, que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno, com o objetivo de torná-lo um profissional altamente capacitado. Os nossos cursos ON-LINE/AO-VIVO são organizados em módulos e podem ser customizados facilmente para atender as necessidades específicas de cada aluno.

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas e solicite maiores informações sobre nosso curso de Gerenciamento de máquinas virtuais com Vagrant.

Informações do Curso

  • Aulas 0
  • Questionários 0
  • Duração 16 horas
  • Competência Todos os níveis
  • Idioma Português
  • Certificado Sim
Curriculum is empty.
On-line