Integração contínua com Jenkins

On-line

Desde o surgimento de metodologias ágeis de desenvolvimento com XP, a velocidade de desenvolvimento de um sistema gerou a necessidade de novos modelos de design e código mais legível tornaram-se essenciais para um bom aproveitamento do tempo e trabalho em equipe otimizado. Também tornou-se claro que a entrega de novas funcionalidades ou mesmo a correção de erros deveria se tornar mais dinâmica e ao mesmo tempo não comprometer a qualidade do software.
Com o uso da Integração Contínua é possível identificar de imediato erros que possam ocorrer antes que o software seja introduzido em ambiente de produção.
Dessa forma podemos garantir que mesmo o desenvolvimento em equipe de um software seja consistente e que alterações em certos trechos de código possam sem feitas sem gerar dúvidas sobre o impacto que pode ocorrer em outras partes do sistema.
Em nosso treinamento será abordado o uso de uma das principais ferramentas utilizadas no processo de Integração Contínua: O Jenkins.

Com ele é possível:

Construir, testar e entregar softwares em diversas linguagens como Java, C/C++, Python, Ruby, etc;
Integrar a construção com controles de versionamento, tais como Git, CVS e SVN;
Escalar a construção e os testes em vários nós e balancear a carga de trabalho entre eles;
Utilizar de forma descomplicada máquinas virtuais em clouds públicas, como Amazon EC2, para as builds;
Estender suas funcionalidades através de uma enorme gama de plugins.

Em nosso treinamento estaremos abordando os principais tópicos para o uso eficiente do Jenkins:

Instalação e Configuração;
Administração;
Logs;
Construção de um projeto de software;
Monitoramento dos jobs;
Instalação de plugins;
CLI;
Acesso via SSH;
Segurança;
API de acesso remoto;
Integração com Git;
Exemplos de builds em Java, C, Python, Ruby e PHP;
Pipelines;
Scripts de pós inicialização;

Para quem destina-se esse treinamento:
Empresas que necessitam de ambientes de teste e homologação;
Profissionais de operações que têm como meta implantar ambientes de homologação de serviços e/ou aplicações;
Profissionais de desenvolvimento que querem montar seus próprios cenários de desenvolvimento de forma rápida e simples.

Pré-requisitos:
Conhecimentos gerais do Sistema Operacional Linux e das distribuições CentOS, Debian e Ubuntu, tais como, instalação, particionamento e gerenciamento de processos e serviços;
Familiaridade com editores de texto em linha de comando;
Conhecimentos de configuração de redes;
Conhecimentos básicos em Shell Script e lógica de programação;

Principais tópicos abordados:
Instalação do jenkins;
Instalação de plugins;
Integração com git;
CLI;
Construção de um projeto no Jenkins.

Carga Horária Sugerida: 16 horas

Metodologia

O curso de Integração contínua com Jenkins é ministrado em salas de videoconferência, com transmissão ao vivo pela Internet. A  interação entre Instrutor e alunos é simultânea, ou seja, sem atrasos no envio e recepção ou longas esperas por uma resposta.  

Em nosso curso de Integração contínua com Jenkins, a apresentação é em tempo real e todos os arquivos, sites, páginas da Internet, ou qualquer aplicativo que esteja rodando no computador, assim como a tela do instrutor, serão compartilhados com os alunos para um acompanhamento preciso.

O curso de Integração contínua com Jenkins é realizado através de nossa metodologia inovadora, dinâmica e eficaz que permite uma experiência prática e real para o aluno, da mesma forma que ele teria em um curso presencial.

A transmissão e recepção de voz, vídeo, textos, imagens, compartilhamento de tela e acesso remoto às máquinas virtuais no curso de Integração contínua com Jenkins será simultânea e permitirá a interação de todos os alunos com o instrutor.

A E-COGNI possui uma metodologia ativa e inovadora no processo de ensino e aprendizagem, que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno, com o objetivo de torná-lo um profissional altamente capacitado. Os nossos cursos ON-LINE/AO-VIVO são organizados em módulos e podem ser customizados facilmente para atender as necessidades específicas de cada aluno.

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas e solicite maiores informações sobre nosso curso de Integração contínua com Jenkins.

Informações do Curso

  • Aulas 0
  • Questionários 0
  • Duração 16 horas
  • Idioma Português
  • Certificado Sim
Curriculum is empty.
On-line