Protocolos de roteamento dinâmico com Quagga

On-line

Em diversas situações encontramos limitações no uso do roteamento estático para fornecer o encaminhamento de pacotes da forma que desejamos. Há dificuldade no gerenciamento adequado de vários links, baixa resiliência e pouca flexibilidade na definição das rotas a serem usada.

Um dos grandes problemas ao criar-se manualmente as rotas em uma tabela de roteamento é a impossibilidade da detecção automática de rotas “mortas”, onde o encaminhamento dos pacotes para de ocorrer adequadamente por consequência da indisponibilidade de um roteador no caminho ou a queda de um link.

Protocolos dinâmicos como OSPF e BGP podem tornar o roteamento mais flexível, disponível e gerenciável, atendendo um maior número de casos e necessidades; principalmente em cenários mais complexos.

A descoberta dinâmica de rotas faz com que as informações contidas na tabela de roteamento de um nó sejam alteradas automaticamente sempre que ocorrerem atualizações. As informações sobre essas alterações são trocadas entre os roteadores interligados como parte desse processo. Para auxiliar na prevenção de loops, utilizam-se também mecanismos de autenticação para garantir que apenas os nós desejados recebam essas atualizações.

Em nosso treinamento estramos abordando o uso do Quagga para implementar o suporte a protocolos de roteamento dinâmico no Linux.
No Quagga é possível usar hardware comum, ou mesmo SBCs de baixo custo como Raspberry Pi, Banana Pi, etc, para executar a função de roteador, reduzindo assim os custos de implementação e também eliminando a dependência de um fabricante específico.
Além disso, o Quagga implementa uma interface de linha de comando muito similar à usada no sistema IOS da Cisco, o que torna sua operação trivial para aqueles que já trabalharam com hardwares desse fabricante.
Portanto o Quagga possibilita a configuração de cenários de roteamento mais eficientes e com melhor disponibilidade de serviços, além de facilitar o gerenciamento do tráfego de rede.

Para quem destina-se esse treinamento:
Empresas que precisam gerenciar ambientes de redes complexos e desejam utilizar hosts Linux para o roteamento;
Profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre redes e roteamento de pacotes.

Pré-requisitos:
Conhecimentos gerais do Sistema Operacional Linux e das distribuições CentOS, Debian e Ubuntu, tais como, instalação, particionamento e gerenciamento de processos e serviços;
Familiaridade com editores de texto em linha de comando;
Conhecimentos de configuração de redes;
Conhecimentos básicos em Shell Script e lógica de programação;

Principais tópicos abordados:
Conceitos de protocolos de roteamento dinâmico;
Instalação do Quagga;
Configuração do protocolo RIP;
Configuração do protocolo OSPF;
Configuração do protocolo BGP.

Carga Horária Sugerida: 16 horas

Metodologia

O curso de Protocolos de roteamento dinâmico com Quagga é ministrado em salas de videoconferência, com transmissão ao vivo pela Internet. A  interação entre Instrutor e alunos é simultânea, ou seja, sem atrasos no envio e recepção ou longas esperas por uma resposta.  

Em nosso curso de Protocolos de roteamento dinâmico com Quagga, a apresentação é em tempo real e todos os arquivos, sites, páginas da Internet, ou qualquer aplicativo que esteja rodando no computador, assim como a tela do instrutor, serão compartilhados com os alunos para um acompanhamento preciso.

O curso de Protocolos de roteamento dinâmico com Quagga é realizado através de nossa metodologia inovadora, dinâmica e eficaz que permite uma experiência prática e real para o aluno, da mesma forma que ele teria em um curso presencial.

A transmissão e recepção de voz, vídeo, textos, imagens, compartilhamento de tela e acesso remoto às máquinas virtuais no curso de Protocolos de roteamento dinâmico com Quagga será simultânea e permitirá a interação de todos os alunos com o instrutor.

A E-COGNI possui uma metodologia ativa e inovadora no processo de ensino e aprendizagem, que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno, com o objetivo de torná-lo um profissional altamente capacitado. Os nossos cursos ON-LINE/AO-VIVO são organizados em módulos e podem ser customizados facilmente para atender as necessidades específicas de cada aluno.

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas e solicite maiores informações sobre nosso curso de Protocolos de roteamento dinâmico com Quagga.

Informações do Curso

  • Aulas 0
  • Questionários 0
  • Duração 16 horas
  • Idioma Português
  • Certificado Não
Curriculum is empty.
On-line