Storages distribuídos com Ceph

On-line

O volume de dados de uma empresa cresce junto com ela. Documentos, e-mails, bancos de dados, vídeos e imagens são apenas alguns exemplos dos tipos de dados que são armazenados diariamente. Isso gera a necessidade de frequentemente aumentar a capacidade de armazenamento.
Convencionalmente uma empresa adquire novos discos com maior capacidade ou unidades de storage para aumentar o espaço disponível e continuar mantendo seus dados salvos. No entanto, na maioria dos casos, isso é feito sob demanda, ao longo do tempo, o que pode em um certo momento criar um cenário difícil de gerenciar onde haverão diversas ilhas de armazenamento isoladas, em alguns casos até de fornecedores diferentes, consequentemente aumentando a complexidade, reduzindo a eficiência e gerando custos desnecessários.
Outro detalhe importante é o fato de que a computação em nuvem mudou permanentemente a forma de gerir o armazenamento de dados. As empresas hoje buscam abordagens mais elásticas, abrangentes e convergentes para garantir a alta disponibilidade de seus serviços, aliando isso à simplicidade no gerenciamento e fácil escalabilidade.
As soluções de armazenamento definidos por software tornaram-se o modelo de implementação em maior crescimento no mercado atual.
Utiliza hardware de servidor no lugar dos formatos convencionais de armazenamento permite maior controle sobre o ambiente, melhor aproveitamento de recursos e agilidade no aumento das capacidades, agregando valor em um modelo mais apropriado aos negócios e clientes.

Em nosso treinamento estaremos abordando uma das melhores soluções de armazenamento baseada em software: O Ceph. Ele é capaz de gerir armazenamento de blocos, objetos e arquivos. Nele vários nós de armazenamento cooperaram entre si para apresentar um único sistema de armazenamento que lida facilmente com muitos petabytes (1PB = 1.000 TB) de dados e isso com aumento de desempenho e capacidade simultâneos.
Apesar de ser software livre, conta com características de armazenamento empresarial, tais como: replicação, snapshots, auto-tiering, self-healing e thin provisioning.

Tratando-se de empresas, optar por essa solução pode reduzir custos, eliminar a dependência de um fornecedor específico e garantir flexibilidade na implantação.

Já para o profissional de TI, estar apto a implementar soluções de armazenamento baseadas em software pode ser seu grande diferencial ao buscar uma nova colocação no mercado ou mesmo ajudar sua empresa a usufruir dos benefícios dessa tecnologia.

Para quem destina-se esse treinamento:
Empresas que querem gerenciar de maneira mais efetiva e com custos menores suas áreas de armazenamento e dados;
Profissionais que querem agregar esse conhecimento para atender as necessidades de sua organização ou mesmo agregar diferencial em seus currículos.

Pré-requisitos:
Conhecimentos gerais do Sistema Operacional Linux e das distribuições CentOS, Debian e Ubuntu, tais como, instalação, particionamento e gerenciamento de processos e serviços;
Familiaridade com editores de texto em linha de comando;
Conhecimentos de configuração de redes;

Principais tópicos abordados:
Introdução e conceitos;
Planejamento do deploy e casos de uso;
Instalação do Ceph e criação do Cluster;
Formas de escalonamento do Cluster;
Ceph Block Devices;
RDB resizing, snapshots e clones;
Ceph Object storage;
RADOS Gateway;
Ceph Filesystem;
Monitoramento do Ceph;

Carga Horária: 16 horas

Metodologia

O curso de Storages distribuídos com Ceph é ministrado em salas de videoconferência, com transmissão ao vivo pela Internet. A  interação entre Instrutor e alunos é simultânea, ou seja, sem atrasos no envio e recepção ou longas esperas por uma resposta.  

Em nosso curso de Storages distribuídos com Ceph, a apresentação é em tempo real e todos os arquivos, sites, páginas da Internet, ou qualquer aplicativo que esteja rodando no computador, assim como a tela do instrutor, serão compartilhados com os alunos para um acompanhamento preciso.

O curso de Storages distribuídos com Ceph é realizado através de nossa metodologia inovadora, dinâmica e eficaz que permite uma experiência prática e real para o aluno, da mesma forma que ele teria em um curso presencial.

A transmissão e recepção de voz, vídeo, textos, imagens, compartilhamento de tela e acesso remoto às máquinas virtuais no curso de Storages distribuídos com Ceph será simultânea e permitirá a interação de todos os alunos com o instrutor.

A E-COGNI possui uma metodologia ativa e inovadora no processo de ensino e aprendizagem, que tem como foco o desenvolvimento das habilidades e potencialidades do aluno, com o objetivo de torná-lo um profissional altamente capacitado. Os nossos cursos ON-LINE/AO-VIVO são organizados em módulos e podem ser customizados facilmente para atender as necessidades específicas de cada aluno.

Entre em contato com um de nossos Executivos de Vendas e solicite maiores informações sobre nosso curso de Storages distribuídos com Ceph.

Informações do Curso

  • Aulas 0
  • Questionários 0
  • Duração 16 horas
  • Idioma Português
  • Certificado Sim
Curriculum is empty.
On-line